sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013





MEUS CASTELOS DE CRIANÇA


Meus castelos de criança
Que foram todos ao chão
Só me resta a saudade 
Dentro do meu coração


Eu me lembro bem ainda 
A semana inteira a sonhar
Ir para chácara do tio Neném
Para com as primas brincar


Para chegar até lá 
Passava numa pinguela 
Como minha irmã ia à frente
Eu agarrava na saia dela


Ao chegar íamos correndo
Ver a grande serra a balançar
No seu vai e vem, desce e sobe
Para a madeira serrar


Tio Neném era um artista
Fazia moveis de madeira
Eram camas, guarda roupas
Bancos, mesas e cadeiras


Lá no fundo do quintal 
Um moinho a trabalhar
Triturando todo milho
Para fazer o fubá


Tinha uma grande roda d’água
Que fazia tudo funcionar 
Pois tinha água com fartura
Que corria na bica, sem cessar


Tia Rosa na cozinha
Com um taxo de pamonha
Que corriamos pra comer
Sem um pingo de vergonha


Estas lembranças me dão mais forças 
Para viver mais um pouquinho
Relembrando as pessoas queridas 
Por quem tive um grande carinho.


                                                                                     Ranulfa Pontes Fonseca
                                                              16-03-2000






3 comentários:

  1. Que linda sua poesia, Ranulfa querida!
    O lugar é acolhedor e a saudade é brejeira.
    Beijos,
    Martha

    ResponderExcluir
  2. Queridinha Ranulfa,
    Nossas infâncias...Quantas lembranças...
    Amei suas poesias, consegui ao ler e reler formar dentro do meu coração todo o quadro descrito por você querida nas palavras escritas...Enternecedor...
    Continue nos dando a oportunidade de conhecer mais do seu doce trabalho com as letras, descrevendo sua vida na terra...Beijos no coração.
    Maria da Graça

    ResponderExcluir
  3. Quanta pureza ,e simplicidade em uma simples colocação de palavras que nos levam de volta ás coisas simples que a vida sempre nos ofereceu e que teimamos em deixar guardado em nossas mais ternas lembranças.Bom relembrar nossos tempos de infância no mato com cheiro de terra.
    prazer imenso , beijos

    ResponderExcluir